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Como melhorar a sua página do Facebook

Descubra como melhorar agora a sua página do Facebook com dicas simples.

Ninguém visita a sua fanpage? Poucas curtidas, nenhum comentário e muito menos compartilhamento? Se nada acontece por lá é porque alguma coisa deve estar errada e talvez seja a hora de você rever alguns pontos importantes para mudar isto. Centenas de pessoas passam por este problema e se isso acontece com você também, continue lendo este artigo para descobrir como mudar esta situação e deixar a sua página igual as das grandes empresas.

O que é uma Rede Social?

Uma rede social como o próprio nome diz é um ‘lugar’ para se socializar. Quando isso não acontece é como se você fosse a um lugar público e não conversasse com ninguém. Mas porque algumas páginas têm milhares de curtidas enquanto outras não passam de centenas e às vezes até menos?

Seguem alguns simples passos para turbinar a sua página:

Informações da página ‘botão Sobre’

Em primeiro lugar é necessário saber que existem informações a serem preenchidas para que a sua página seja melhor posicionada e encontrada pelas pessoas.

Quando criamos a nossa fanpage no Facebook são solicitadas informações que normalmente deixamos para preencher depois. Você deve saber que quando alguém entra em uma página pela primeira vez a tendência é clicar no botão “Sobre” para saber mais a respeito desta empresa. Este botão mostra as informações desta página para o visitante e são as mesmas informações que foram solicitadas pelo Facebook quando esta página foi criada. Sendo assim, a primeira coisa que você deve fazer na sua página é preencher todas as informações necessárias para que o visitante da fanpage conheça bem o seu negócio.

Outro ponto é a capa e o perfil.

CAPA

A capa é o seu cartão de visita do Facebook, nela devem constar imagens ou desenhos que representem o seu negócio. Procure atualizar a sua capa de vez em quando. Sua página terá um aspecto de novidade cada vez que os fãs acessarem ela novamente.

PERFIL

O perfil é o espaço reservado para a sua logo já que a imagem da capa tende a cortar nos dispositivos móveis. Se você for uma figura pública pode usar a sua foto mesmo, porém, evite usar fotos com baixa resolução ou que não estejam de acordo com a imagem do profissional que você quer ser reconhecido.  Por exemplo, se você é um advogado, colocar uma foto na praia com uma cerveja na mão ou jogando futebol não é recomendado.

Agora vamos falar de Conteúdo

Conteúdo é o que você vai postar na sua página para que outras pessoas vejam, comentem e compartilhem. O conteúdo deve ser a sua principal atenção. Ele se divide em três partes principais que são:

Banners, Textos e os Vídeos.

BANNERS

Os banners são desenhos, ilustrações ou imagens que você posta para relacionar com um texto falando sobre algo da sua empresa. Normalmente são fotos com textos por cima delas, mas não se esqueça de usar o bom senso e não ocupar muito espaço e deixar a foto sem visibilidade. Lembra? “Uma imagem diz mais que mil palavras”.

TEXTOS

Os textos devem ser curtos e bem simples para uma prévia compreensão. Se necessário coloque um link para que o leitor seja direcionado ao texto completo se for o caso. Procure não repetir o que estiver escrito nos banners, aproveite o espaço dos textos para detalhar ou complementar a informação. Evite frases em letras maiúsculas, elas dão a entender que você está gritando ou sendo indelicado. Também não use carinhas ou símbolos demais. Descubra como e mantenha uma ‘maneira própria de falar’ da sua empresa com os seus clientes quando escrever.

VÍDEOS

Os vídeos são os campeões de audiência no Facebook. Seu engajamento é superior em visualizações, curtidas, compartilhamentos e comentários, se comparado a outros tipos de conteúdos. Os vídeos estão na moda e já é possível produzi-los com facilidade devido ao rápido avanço da tecnologia e a disponibilidade no mercado de equipamentos como Smartfones e câmeras digitais. A novidade é que você não precisa ser um profissional da área, basta ter uma boa ideia e um celular que faça filmagem.

As possibilidades são infinitas. Desde os bastidores do seu negócio, passando por explicações do seu produto ou como contratar um serviço e até séries de vídeos para lançamentos. Produza vídeos, use a sua imaginação.

E o que eu devo publicar?

Para saber o que publicar você precisa ter conhecimento de 3 coisas da sua empresa.

Nicho de mercado

Público Alvo

Avatar

Calma! Isso é muito simples, vamos te ajudar a entender cada um deles ; )

1 NICHO

Um nicho é um tipo de mercado específico. Sua principal característica é um público com potencial para comprar o produto que você promove. Ele deve estar de acordo com a área de atuação da sua empresa e de preferência que você domine o assunto para passar o seu conhecimento aos visitantes da página com segurança e autoridade. Se você tiver um negócio que se enquadre em vários nichos recomendamos que você foque no principal para produzir conteúdo. Dessa forma você alinha uma publicidade dirigida e não fica atirando para vários lados. A clareza é algo muito importante na sua comunicação.

2 PÚBLICO ALVO

Público alvo é a parte do seu mercado que você vai identificar problemas e encontrar soluções para eles. Vamos supor que você tem uma escola infantil. O mais natural é que você pense que o seu público alvo são crianças de 1 a 7 anos. Bem, numa visão mais detalhada podemos dizer que o seu público alvo pode ser os pais dessas crianças, ou melhor, poderia muito bem ser as mães dessas crianças já que os pais normalmente trabalham o dia todo e são elas que ficam responsáveis pelos filhos. Mais detalhado ainda seriam mães de 18 a 35 anos com filhos na idade entre 1 e 7 anos. Percebeu a diferença? Isso vai te ajudar a entender o próximo tópico ‘avatar’. Quais são os possíveis problemas dessas mães? Colocarem os filhos em uma escola infantil. E qual a possível solução? As mães matricularem os filhos na sua escola infantil.

3 AVATAR

Avatar é o seu cliente ideal. Também conhecido como persona o avatar difere do seu público alvo por ser o modelo de cliente que passou por um filtro, foi selecionado, separado do seu público alvo por ter maior afinidade com a sua marca e o seu produto ou serviço por assim dizer. Para descobrir quem é o seu avatar você deve fazer perguntas ao seu cliente do tipo:

• Quais são os seus sonhos;

• Quais são os seus medos;

• Suas dores;

• Seus desejos;

• O que o faz levantar pela manhã;

• Quais livros ele lê;

• O que acessa na internet etc.

É para ele que você escreve, seleciona imagem, desenvolve uma linguagem própria para se comunicar. Cole uma imagem do seu avatar próximo ao seu computador, isso ajudará você a produzir conteúdo pensando nele. Seu conteúdo deve ser produzido para o seu cliente ideal, o seu avatar.

Repassando o assunto

Agora que você já sabe que tipo de conteúdo postar na sua página é hora de descobrir qual é o seu cliente ideal, correto?

Não se esqueça de deixar claro qual é a área de atuação da sua empresa e qual é o seu público alvo também. Com estas três informações você estará pronto para começar a produzir conteúdo que vão aproximar a sua marca dos seus seguidores. Se você tiver dificuldade para encontrar estas três coisas e começar a produzir o seu conteúdo, aí vai uma dica de ouro:

Comece pesquisando os seus concorrentes, eles têm mais informações para lhe dar do que você imagina.

Procure no próprio Facebook, no Google, Bing, Yahoo, blogs, sites etc. veja o que estão comentando sobre esta empresa e tente responder às dúvidas lá apresentadas com o conteúdo que você produzir. Não se preocupe se lhe parecer difícil no começo, com o tempo você pegará a prática. Você também pode terceirizar para uma empresa ou profissional qualificado produzirem o seu conteúdo. Afinal, tempo é algo muito importante na vida de um empresário.

Espero ter te ajudado com este artigo e se precisar de uma empresa para produzir o seu conteúdo, fale com a Capadócia Design.

Até a próxima.

Compartilhe isto com os amigos se você curtiu ; )

Paulo Lino

Bacharel em Filosofia, pós-graduado em Publicidade, Designer, Artista Plástico e professor de Artes.

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